18outubro2016

Como calcular a participação nos lucros e resultados (PLR)?

Como calcular a PLR

É importante ressaltar que, apesar de conter uma lei destinada à PLR, sua adoção não é obrigatória, sendo garantida no acordo ou na convenção dos sindicatos. Ou seja, dependendo do sindicato com o qual a companhia está vinculada, isso deverá constar (ou não) como parte da remuneração dos funcionários.

A transparência em relação à metodologia adotada para o cálculo é fundamental, direito garantido na Legislação. Dessa forma, se você é funcionário de uma empresa que oferece a Participação nos Lucros ou Resultados e têm dúvidas sobre o tema, poderá ser esclarecido pelo RH, pelo comitê de funcionários que participa da decisão, pelo sindicato – e também pelo site do Ministério do Trabalho.

Entender a metodologia é importante, porque as variações são diversas. A começar pelo pagamento, que pode acontecer de duas maneiras:

1-Semestral (pagamento de uma parte no 1º semestre e outro, no 2º)

2-Anualmente, que é o mais utilizado hoje. Nesse caso, o bônus poderá ser recebido nos primeiros meses do ano posterior, isto é, os funcionários serão beneficiados entre janeiro e março do próximo, geralmente.

Como calcular a PLR?

Muitas vezes como benefícios salariais, empregadores oferecem alguma porcentagem de participação nos lucros aos seus empregados. Esta é uma forma bastante atraente de estimular forças de trabalho nos mais diferentes ambientes corporativos. Entretanto, para garantir a transparência, funcionários devem saber calcular a participação dos lucros a ser paga.

Cada empresa possui suas regras. Entretanto, a porcentagem mais oferecida é de 1/12 avos, multiplicado pelos meses trabalhados, onde 1 representa o salário integral recebido.

 

Fontes: Economia Uol e Ministério do Trabalho.

Postado por NK  Postado em 18 out 
  • Bônus, Lucros, Participação nos Lucros, PLR
  • Comentários: 0

    Escreva um comentário

    O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

    Digite os caracteres da imagem abaixo:

    Por favor, digite os caracteres desta imagem na caixa de entrada

    Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>